Tipo:

Presencial

 Período:

14 e 15 de outubro de 2025

 Local:

Centro de Convenções da Unesp/FCAV – Câmpus de Jaboticabal, SP

Carga Horária:

16 horas

Apresentação

O Simpósio sobre Bioinsumos Agronômicos que será realizado nos dias 14 e 15 de outubro de 2025, na Unesp de Jaboticabal, SP, trata-se de um evento inédito na região, sendo sua segunda edição.

Com o envolvimento de pesquisadores e empresas que fazem parte da temática, abordaremos sobre: Bio-Herbicida, Bio-Estimulantes, Bio-Fertilizante, Bio-Fortificação, Bio-Remediação, Bio-Inseticida, Bio-Nematicida e Bio-Fungicida.

O objetivo é a criação de um ambiente de integração entre produtores, pesquisadores, empresas e estudantes, que versarão sobre à crescente demanda de Bioinsumos. Além disso, visa demonstrar como está o cenário atual e o que esperar do futuro para as aplicações dos Bioinsumos.

Público-Alvo

Estudantes de Graduação, Pós-graduação, Profissionais e Produtores Rurais interessados na área de Bioinsumos.

Coordenadores

Prof. Dr. Pedro Luís da Costa Aguiar Alves
Prof.ª Dra. Priscila Lupino Gratão

Investimento

Até 14/09/2025

Graduandos: R$ 30,00
Pós-graduandos: R$ 50,00
Profissionais: R$ 70,00

Até 14/10/2025

Graduandos: R$ 50,00
Pós-graduandos: R$ 70,00
Profissionais: R$ 100,00

Formas de pagamento: À vista no boleto, pix ou parcelado no Cartão de Crédito em até *12x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).

Programação

14 de outubro de 2025

PAINEL 1 – Estresses bióticos e abióticos

7h – 8h – Credenciamento e entrega de material

8h – 8h10 – Abertura do evento

8h10 – 8h50 – Palestra 1: Uso de fungos entomopatogênicos para controle biológico de pragas e fitonematoides
Dr. José Eduardo Marcondes de Almeida

8h50 – 9h05 – Espaço técnico

9h05 – 9h30 – Coffee Break

9h30 – 10h10 – Palestra 2: Utilização de bioinsumos como atenuadores de estresses abióticos
Prof. Dr. André Rodrigues dos Reis

10h10 – 10h25 – Espaço técnico

10h25 – 11h05 – Palestra 3: Atenuação de estresses abióticos na cultura do amendoim
Dra. Rita de Cassia Alves

11h05 – 12h – Mesa Redonda – Debate

PAINEL 2 – Produtos formulados e misturas

14h – 14h40 – Palestra 4: Tecnologia de Aplicação no uso de Bioinsumos
Prof. Dr. Marcelo da Costa Ferreira

14h40 – 15h20 – Palestra 5:  Compatibilidade de mistura de produtos químicos e biológicos em tanque de pulverização
Prof. Dr. Ricardo Antônio Polanczyk

15h20 – 15h35 – Espaço técnico

15h35 – 15h50 – Coffee Break

15h50 – 16h30 – Palestra 6: Desafios no desenvolvimento de formulações de bioinsumos
Prof. Dr. Ítalo Delalibera Júnior

16h30 – 16h45 – Espaço Técnico

16h45 – 17h30 – Mesa redonda – Debate

 

Dia 15 de outubro de 2025

 

PAINEL 3 – Biológicos nas culturas

8h – 8h40 – Palestra 7: Posicionamento de bioinsumos no controle de pragas e doenças em soja
Me. João Gabriel Ancheschi

8h40 – 8h55  Espaço Técnico

8h55 – 9h20 – Coffee Break

9h20–10h – Palestra 8: Uso de biológicos na citricultura
Prof. Dr. Alexandre José Ferreira Diniz

10h – 10h15 – Espaço Técnico

10h15 – 10h55 – Palestra 9: Manejo Biológico em Cana de Açúcar
Dr. José Rossato Júnior

10h55 – 12h – Mesa redonda – Debate

PAINEL 4 – Perspectivas e desafios: a voz do campo

14h – 14h40 – Palestra 10: Nova Legislação de Bioinsumos no Brasil: Impactos e Perspectivas para o Agronegócio
Engenheiro Agrônomo Júlio César Lima

14h40 – 14h55 – Espaço Técnico

14h55 – 15h20 – Coffee Break

15h20 – 16h – Palestra 11: Perspectivas e Desafios dos Bioinsumos
Dr. Marco Antônio Nogueira

16h – 16h15 – Espaço Técnico

16h15 – 16h50 – Palestra 12: Biológicos na Cana: O que aprendemos na prática
Engenheiro Agrônomo Matheus Pozzetti

16h50 – 17h45 – Mesa Redonda – Debate

17h45 – 18h – Cerimônia de Encerramento

Termo de compromisso do evento

Termo de compromisso do evento:

a) Formas de pagamento:
BOLETO: Inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento.
CARTÃO: Inscrição realizada via cartão, atente-se ao processamento do pagamento no ato da compra.
PIX: Inscrições realizadas via pix, o pagamento deverá ser realizado no mesmo dia da compra.

Consulte a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login). Em caso de dúvida, entre em contato com a Funep pelos telefones (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300, Whatsapp (16) 99768-9243 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br

b) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

c) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus, sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias.

d) Direito ao arrependimento – Caso haja desistência do participante, em até 07 (sete) dias corridos após a data da compra, o valor pago será reembolsado sem nenhum ônus, com as devidas justificativas encaminhadas via e-mail, ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será realizado reembolso do valor da inscrição após o início ou a realização do evento. Exceções poderão ser analisadas mediante solicitação formal e anuência do(a) Coordenador(a) responsável.

e) Em caso de ausência do(a) participante, não haverá reposição automática das atividades perdidas. Situações específicas poderão ser avaliadas, a critério da Coordenação do curso ou evento.

f) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

g) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.

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j) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.

k) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

l) Em caso de inadimplência ou renegociação de dívidas, a participação em novo curso só será possível com a quitação das parcelas que foram renegociadas ou com o pagamento à vista deste novo curso e/ou evento.

m) O não pagamento de parcelas de renegociação ou eventos poderá ensejar a inscrição de seu nome nos cadastros de restrição de crédito (SCPC e SERASA), além de eventuais cobranças judiciais.

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