Tipo:

Presencial

 Período:

14 e 15 de outubro de 2025

 Local:

Centro de Convenções da Unesp/FCAV – Câmpus de Jaboticabal, SP

Carga Horária:

16 horas

Apresentação

O Simpósio de Bioinsumos: Alternativas Sustentáveis para o Agronegócio será realizado nos dias 14 e 15 de outubro de 2025, na Unesp de Jaboticabal/SP. Em sua segunda edição, o evento se consolida como uma iniciativa de referência na região de Ribeirão Preto/SP, reunindo ciência, inovação e sustentabilidade.

A programação abordará temas estratégicos para a agricultura moderna, como: bioherbicidas, bioestimulantes, biofertilizantes, biofortificação, bioremediação, bioinseticidas, bionematicidas e biofungicidas. Além disso, haverá a abordagem da aplicação de bioinsumos nas principais culturas cultivadas no estado de São Paulo, como citros, cana-de-açúcar, amendoim e soja.

O Simpósio tem como objetivo promover a integração entre os diferentes setores do agronegócio, apresentando o cenário atual e as perspectivas futuras para a aplicação de bioinsumos. Para os estudantes, pesquisadores, profissionais e produtores, será uma oportunidade de conhecer soluções sustentáveis, tecnologias inovadoras e práticas que podem contribuir para a redução de custos e o aumento da produtividade.

Além das palestras e mesas-redondas, o evento contará com a apresentação de trabalhos científicos, reforçando seu caráter técnico e acadêmico e proporcionando um espaço para o intercâmbio de experiências entre a pesquisa e o campo.

Público-Alvo

Estudantes de Graduação, Pós-graduação, Profissionais e Produtores Rurais interessados na área de Bioinsumos.

Coordenadores

Prof. Dr. Pedro Luís da Costa Aguiar Alves
Profa. Dra. Priscila Lupino Gratão

Investimento

Até 14/09/2025

Graduandos: R$ 30,00
Pós-graduandos: R$ 50,00
Profissionais: R$ 70,00

Até 14/10/2025

Graduandos: R$ 50,00
Pós-graduandos: R$ 70,00
Profissionais: R$ 100,00

Formas de pagamento: À vista no boleto, pix ou parcelado no Cartão de Crédito em até *12x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).

Programação

14 de outubro de 2025

PAINEL 1 – Estresses bióticos e abióticos

7h – 8h – Credenciamento e entrega de material

8h – 8h10 – Abertura do evento

8h10 – 8h50 – Palestra 1: Uso de fungos entomopatogênicos para controle biológico de pragas e fitonematoides
Dr. José Eduardo Marcondes de Almeida – Pesquisador Científico do Instituto Biológico

8h50 – 9h05 – Espaço técnico

9h05 – 9h30 – Coffee Break

9h30 – 10h10 – Palestra 2: Utilização de bioinsumos como atenuadores de estresses abióticos
Prof. Dr. André Rodrigues dos Reis – Professor da UNESP, Campus de Tupã

10h10 – 10h25 – Espaço técnico

10h25 – 11h05 – Palestra 3: Atenuação de estresses abióticos na cultura do amendoim
Dra. Rita de Cassia Alves – Consultora Técnica Comercial na Ambiental Clean

11h05 – 12h – Mesa Redonda – Debate

PAINEL 2 – Produtos formulados e misturas

14h – 14h40 – Palestra 4: Tecnologia de Aplicação no uso de Bioinsumos
Prof. Dr. Marcelo da Costa Ferreira – Professor da UNESP, Campus Jaboticabal

14h40 – 15h20 – Palestra 5:  Compatibilidade de mistura de produtos químicos e biológicos em tanque de pulverização
Prof. Dr. Ricardo Antônio Polanczyk – Professor da UNESP, Campus Jaboticabal

15h20 – 15h35 – Espaço técnico

15h35 – 16h25 – Apresentação de Trabalhos Científicos

16h25 – 17h05 – Palestra 6: Desafios no desenvolvimento de formulações de bioinsumos
Prof. Dr. Ítalo Delalibera Júnior – Professor da ESALQ-USP

17h05 – 17h20 – Espaço Técnico

17h20 – 18h – Mesa redonda – Debate

 

Dia 15 de outubro de 2025

 

PAINEL 3 – Biológicos nas culturas

8h – 8h40 – Palestra 7: Posicionamento de bioinsumos no controle de pragas e doenças em soja
Me. João Gabriel Ancheschi – Diretor executivo da Agroimpulse Soluções Agronômicas

8h40 – 8h55  Espaço Técnico

8h55 – 9h20 – Coffee Break

9h20–10h – Palestra 8: Uso de biológicos na citricultura
Prof. Dr. Alexandre José Ferreira Diniz – Professor da UNESP, Campus Ilha Solteira

10h – 10h15 – Espaço Técnico

10h15 – 10h55 – Palestra 9: Manejo Biológico em Cana de Açúcar
Dr. José Rossato Júnior – Produtor rural e membro do Conselho de Administração de Cooperativas

10h55 – 12h – Mesa redonda – Debate

PAINEL 4 – Perspectivas e desafios: a voz do campo

14h – 14h40 – Palestra 10: Nova Legislação de Bioinsumos no Brasil: Impactos e Perspectivas para o Agronegócio
Engenheiro Agrônomo Júlio César Lima – MAPA

14h40 – 14h55 – Espaço Técnico

14h55 – 15h20 – Coffee Break

15h20 – 16h – Palestra 11: Perspectivas e Desafios dos Bioinsumos
Dr. Marco Antônio Nogueira – EMBRAPA Soja

16h – 16h15 – Espaço Técnico

16h15 – 16h50 – Palestra 12: Biológicos na Cana: O que aprendemos na prática
Engenheiro Agrônomo Matheus Pozzetti – Gestor de Qualidade Agrícola do grupo Tereos

16h50 – 17h45 – Mesa Redonda – Debate

17h45 – 18h – Cerimônia de Encerramento


Trabalhos Científicos

ATENÇÃO! Prazo para envio de trabalhos científicos prorrogado para 21/09/2025!

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Termo de compromisso do evento

Termo de compromisso do evento:

a) Formas de pagamento:
BOLETO: Inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento.
CARTÃO: Inscrição realizada via cartão, atente-se ao processamento do pagamento no ato da compra.
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Consulte a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login). Em caso de dúvida, entre em contato com a Funep pelos telefones (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300, Whatsapp (16) 99768-9243 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br

b) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

c) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus, sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias.

d) Direito ao arrependimento – Caso haja desistência do participante, em até 07 (sete) dias corridos após a data da compra, o valor pago será reembolsado sem nenhum ônus, com as devidas justificativas encaminhadas via e-mail, ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será realizado reembolso do valor da inscrição após o início ou a realização do evento. Exceções poderão ser analisadas mediante solicitação formal e anuência do(a) Coordenador(a) responsável.

e) Em caso de ausência do(a) participante, não haverá reposição automática das atividades perdidas. Situações específicas poderão ser avaliadas, a critério da Coordenação do curso ou evento.

f) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

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k) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

l) Em caso de inadimplência ou renegociação de dívidas, a participação em novo curso só será possível com a quitação das parcelas que foram renegociadas ou com o pagamento à vista deste novo curso e/ou evento.

m) O não pagamento de parcelas de renegociação ou eventos poderá ensejar a inscrição de seu nome nos cadastros de restrição de crédito (SCPC e SERASA), além de eventuais cobranças judiciais.

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