De acordo com o Organograma, os órgãos da Administração da Funep são: o Conselho Curador (órgão normativo, deliberativo e de controle interno da Administração) e a Diretoria Executiva.
O Conselho Fiscal e Compliance Officer são de apoio ao Conselho Curador e tem como missão básica realizar a fiscalização financeira e contábil, e apoiar o planejamento, a organização, a implantação, a execução, o controle e a melhoria contínua do sistema de gestão antissuborno, respectivamente.
São áreas de apoio da Diretoria Executiva:
- a Assessoria Jurídica, responsável por serviços advocatícios de natureza consultiva, preventiva e contenciosa, sempre em defesa dos interesses institucionais;
- o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, que atua como canal de comunicação entre o controlador, os titulares de dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);
- a Coordenação da Qualidade, que atua no acompanhamento e resolução de não conformidades apontadas por auditores internos e externos, contribuindo com a melhoria contínua dos processos institucionais;
- a Auditoria Interna, com atuação independente e foco na avaliação dos controles internos, conformidade de processos e mitigação de riscos.
A estrutura gerencial está organizada em duas gerências:
- Gerência Administrativa e Financeira – responsável pela coordenação das áreas de apoio ao funcionamento da Fundação, assegurando a eficiência administrativa, a conformidade com as normas legais e a sustentabilidade financeira. Estão sob sua coordenação os setores de:
- Recursos Humanos (RH)
- Compras
- Financeiro
- Controladoria (Contabilidade, Fiscal e Patrimônio)
- Tecnologia da Informação
- Gerência de Planejamento e Operações – coordena estrategicamente os principais negócios da Fundação, assegurando o cumprimento de prazos, a qualidade das entregas e a eficiência na execução de contratos, convênios e parcerias. Estão sob sua coordenação os setores de:
- Projetos
- Eventos
- Livraria e Editora