Tipo:

Presencial

 Período:

02 e 03 de dezembro de 2025

 Local:

Sala de Eventos da Funep
Unesp Jaboticabal, SP

Carga Horária:

16 horas

Apresentação

O evento tem como objetivo capacitar estudantes, pesquisadores e profissionais da área acadêmica a utilizar de forma ética, crítica e eficiente as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas à redação científica, promovendo o aprimoramento da clareza, da organização e da qualidade dos textos produzidos nas diversas áreas da ciência.

Tópicos abordados:
Módulo 1 – Introdução e Fundamentos Básicos da IA para a Redação Científica;
Módulo 2 – Ferramentas Práticas da IA para a Área Acadêmica;
Módulo 3 – Ética, Transparência, Proteção de Dados e Vieses no Uso da IA para a Redação Científica;
Módulo 4 – Oficina: Redação, Tradução e Revisão com IA.

Público-Alvo

Estudantes de Graduação, Pós-graduação e Profissionais interessados na área.

Coordenador

Prof. Dr. Rogério Falleiros Carvalho

Investimento

Até 17/11/2025

Estudantes Graduação: R$ 125,00
Estudantes Pós-Graduação: R$ 175,00
Profissionais: R$ 225,00

Até 02/12/2025

Estudantes Graduação: R$ 150,00
Estudantes Pós-Graduação: R$ 200,00
Profissionais: R$ 250,00

Formas de pagamento: À vista no boleto, pix ou parcelado no Cartão de Crédito em até *12x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).

Programação

Dias das aulas: 02 e 03/12

Horário: 08h às 12h (Coffee das 10h às 10h30) /14h às 18h (Coffee das 16h às 16h30)

Módulo 1 – Introdução e Fundamentos Básicos da IA para a Redação Científica
Conceito
Histórico
Machine learning
Deep learning
Large Language Models (LLMs) / IAs generativas
IAs “não” generativas

Módulo 2 – Ferramentas Práticas da IA para a Área Acadêmica
Principais ferramentas
Diferenças
Limitações
Funcionamento

Módulo 3 – Ética, Transparência, Proteção de Dados e Vieses no Uso da IA para a RedaçãoCientífica
Políticas editoriais
Adequação do uso da IA
Estudo de casos
Debate guiado: “Até que ponto a IA pode substituir o pensamento crítico”?

Módulo 4 – Oficina: Redação, Tradução e Revisão com IA
Estratégias humanas e artificiais
Criação de prompts
Criação de textos
Padronização de estilo e formatação
Tradução técnico-científica
Revisão pós-criação

Resultados Esperados
Escrita científica mais clara e eficiente
Uso ético e responsável da IA
Autonomia digital na comunicação científica
Textos revisados e prontos para submissão
Disseminação de aprendizagem

Termo de compromisso do evento

a) Formas de pagamento:
BOLETO: Inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento.
CARTÃO: Inscrição realizada via cartão, atente-se ao processamento do pagamento no ato da compra.
PIX: Inscrições realizadas via pix, o pagamento deverá ser realizado no mesmo dia da compra.

Consulte a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login). Em caso de dúvida, entre em contato com a Funep pelos telefones (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300, Whatsapp (16) 99768-9243 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br

b) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

c) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus, sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias.

d) Direito ao arrependimento – Caso haja desistência do participante, em até 07 (sete) dias corridos após a data da compra, o valor pago será reembolsado sem nenhum ônus, com as devidas justificativas encaminhadas via e-mail, ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será realizado reembolso do valor da inscrição após o início ou a realização do evento. Exceções poderão ser analisadas mediante solicitação formal e anuência do(a) Coordenador(a) responsável.

e) Em caso de ausência do(a) participante, não haverá reposição automática das atividades perdidas. Situações específicas poderão ser avaliadas, a critério da Coordenação do curso ou evento.

f) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

g) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.

h) Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.

i) A Funep, livre de quaisquer ônus para com o(a) participante, poderá utilizar-se da sua imagem e som de voz para fins comerciais e de divulgação do evento e suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto a Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, público ou privado, ainda que o(a) participante se encontre já na condição de egresso(a).

j) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.

k) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

l) Em caso de inadimplência ou renegociação de dívidas, a participação em novo curso só será possível com a quitação das parcelas que foram renegociadas ou com o pagamento à vista deste novo curso e/ou evento.

m) O não pagamento de parcelas de renegociação ou eventos poderá ensejar a inscrição de seu nome nos cadastros de restrição de crédito (SCPC e SERASA), além de eventuais cobranças judiciais.

Funep – Compromisso com a Proteção de Dados. Mais informações, consulte a Política da Privacidade da Funep (https://www.funep.org.br/privacidade) e o Termo de Compromisso do Usuário (https://www.funep.org.br/termo-usuario).