Tipo:
Presencial
Presencial
06 e 07/11/2025 – Curso Teórico
10 a 13/11/2025 – Curso Prático
Unesp/FCAV – Câmpus de Jaboticabal, SP
Curso teórico: 16 horas
Curso prático: 32 horas
Curso teórico:
Até 15/09
– Graduandos: R$ 150,00
– Pós-Graduandos: R$ 200,00
– Profissionais: R$ 350,00
Até 06/11
– Graduandos: R$ 170,00
– Pós-Graduandos: R$ 230,00
– Profissionais: R$ 370,00
*Atenção! O pagamento do curso prático será aceito mediante aprovação da ficha de seleção.
*Programação Preliminar Módulo Teórico
(*Sujeita a mudanças)
Nutrição e Manejo na Doença Renal Crônica e Urolitíase
Quinta-feira, 6 de NOVEMBRO de 2025
8h – 8h20- Recepção e entrega de materiais
8h20 – 8h30 -Abertura
8h30 – 9h20 – Patogenia e biomarcadores na DRC
Fernanda Chicharo Chacar.
9h20 – 9h30 – Intervalo para perguntas
9h30 – 10h20 –Manejo integrado em cães e gatos com DRC proposto pela IRIS
Prof. Dr. Andre Le Sueur.
10h20 – 10h30 – Intervalo para perguntas
10h30 – 11h10 – Coffee break
11h10 – 12h –Hipercalcemia em gatos com DRC
Fernanda Chicharo Chacar
12h – 12h10 – intervalo para perguntas
12h10 – 14h – Almoço
14h – 14h50 –Intestino, fermentação de proteínas, fibras e saúde em pacientes com DRC
Prof. Dr. Andre Le Sueur.
14h50 – 15h – intervalo para perguntas
15h – 15h50 –Nurição protéica na DRC em cães e gatos
Ariel de Castro.
15h50 – 16h – Intervalo para perguntas
16h – 16h40 – Coffee break
16h40 – 17h20 – Urolitíase e nefrolitíase na DRC
Convidado especial: MV. Prof. Dr. Andre Le Sueur
Embaixador Brasileiro da Sociedade Internacional de Interesse Renal (IRIS)
17h20 – 17h30 – Intervalo para perguntas e encerramento do dia
Sexta-feira, 7 de NOVEMBRO de 2025
8h – 8h40 – Pode um mesmo alimento prevenir oxalato e estruvita?
Aulus C Carciofi.
8h40 – 8h50 – Intervalo para perguntas
8h50 – 9h30 – Manejo da anorexia e suporte enteral na DRC
Stephanie S. Theodoro
9h30 – 9h40 – Intervalo para perguntas
9h40 – 10h30 – Coffee break
10h30 – 11h10 –Hipertireoidismo e DCR em gatos
Arquivaldo Reche Jr.
11h10 – 11h20 – Intervalo para perguntas
11h20 – 12h – Metabolismo de água, produção de urina e função renal
Camila Goloni.
12h – 12h10 – Intervalo para perguntas
12h10 – 14h – Almoço
14h – 15h20 – Manejo do paciente com lesão renal aguda
14h – 14h40 – Abordagem clínica e terapias intensivas
Luciano Giovanini
14h40 – 15h20 – Abordagem alimentar
Fabio A. Teixeira
15h20 – 15h30 – Intervalo para perguntas
15h30 – 16h10 – Coffee break
16h10 – 16h50 –Fosforo solúvel e suas implicações à saúde renal
Maria Eduarda Gonçalves Tozato
16h50 – 17h – Intervalo para perguntas
17h – 17h30 – Encerramento
Termo de compromisso do evento:
a) Formas de pagamento:
BOLETO: Inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento.
CARTÃO: Inscrição realizada via cartão, atente-se ao processamento do pagamento no ato da compra.
PIX: Inscrições realizadas via pix, o pagamento deverá ser realizado no mesmo dia da compra.
Consulte a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login). Em caso de dúvida, entre em contato com a Funep pelos telefones (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300, Whatsapp (16) 99768-9243 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br
b) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.
c) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus, sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias.
d) Direito ao arrependimento – Caso haja desistência do participante, em até 07 (sete) dias corridos após a data da compra, o valor pago será reembolsado sem nenhum ônus, com as devidas justificativas encaminhadas via e-mail, ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será realizado reembolso do valor da inscrição após o início ou a realização do evento. Exceções poderão ser analisadas mediante solicitação formal e anuência do(a) Coordenador(a) responsável.
e) Em caso de ausência do(a) participante, não haverá reposição automática das atividades perdidas. Situações específicas poderão ser avaliadas, a critério da Coordenação do curso ou evento.
f) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.
g) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.
h) Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.
i) A Funep, livre de quaisquer ônus para com o(a) participante, poderá utilizar-se da sua imagem e som de voz para fins comerciais e de divulgação do evento e suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto a Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, público ou privado, ainda que o(a) participante se encontre já na condição de egresso(a).
j) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.
k) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.
l) Em caso de inadimplência ou renegociação de dívidas, a participação em novo curso só será possível com a quitação das parcelas que foram renegociadas ou com o pagamento à vista deste novo curso e/ou evento.
m) O não pagamento de parcelas de renegociação ou eventos poderá ensejar a inscrição de seu nome nos cadastros de restrição de crédito (SCPC e SERASA), além de eventuais cobranças judiciais.
Funep – Compromisso com a Proteção de Dados. Mais informações, consulte a Política da Privacidade da Funep (https://www.funep.org.br/privacidade) e o Termo de Compromisso do Usuário (https://www.funep.org.br/termo-usuario).