Tipo:

Presencial

 Período:

24 a 26 de setembro de 2025

 Local:

Centro de Convenções da Unesp/FCAV
Câmpus de Jaboticabal, SP

Carga Horária:

22 horas

Público-Alvo

Estudantes de Graduação, Pós-graduação e Profissionais

Área de interesse: Agronomia

Apresentação

A terceira edição do SIMPOHERBI acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2025, no Centro de Convenções da Unesp, Câmpus de Jaboticabal, como uma oportunidade para discussão sobre desafios e avanços tecnológicos no controle químico de plantas daninhas.

O evento é promovido pela equipe do Laboratório de Matologia (LabMATO) da UNESP Jaboticabal, com apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep), e será composto por palestras técnico-científicas, momentos empresa e sessão de apresentação de trabalhos (pôster e oral).

Os temas apresentados no evento estão relacionados especificamente ao controle químico de plantas daninhas e tecnologias atuais associadas ao uso de herbicidas para manejo de plantas daninhas, incluindo culturas transgênicas.

O evento tem como objetivo promover discussão sobre desafios e avanços tecnológicos no controle químico de plantas daninhas.


Trabalhos Científicos

SIMPOHERBI aceita trabalhos nas seguintes áreas:
Controle químico de plantas daninhas; Bioherbicidas e potenciais produtos naturais herbicidas; Seletividade de herbicidas; Residual e persistência de herbicidas no solo; Misturas, adjuvantes e aditivos de calda; Tolerância e resistência de culturas e plantas daninhas a herbicidas; Bioquímica e fisiologia de herbicidas; Ecotoxicologia e impacto ambiental de herbicidas; Resíduo de herbicidas em alimentos.


Prazo para submissão dos trabalhos até 17 de agosto de 2025.


Para mais informações sobre envio e as normas acesse: https://simpoherbi.wordpress.com/normas-iii-simpoherbi/

Coordenador

Prof. Dr. Leonardo Bianco de Carvalho

Investimento

Até 23/08/2025

Estudante – R$ 75,00
Profissional – R$ 150,00

Até 23/09/2025

Estudante – R$ 100,00
Profissional – R$ 200,00

Durante o evento

Estudante – R$ 150,00
Profissional – R$ 300,00

*DESCONTO PARA INSCRIÇÃO EM GRUPO
– Até 23/08 – 10% de desconto
– Até 23/09 – 5% de desconto
– Durante o evento –  3% de desconto


*Grupo de no mínimo 8 pessoas.

Interessados em realizar a inscrição em grupo, entrar em contato com a Funep pelo whatsapp (16) 99768-9243, e-mail eventos@funep.org.br, telefones (16) 3209-1300 ou 3209-1303.

Formas de pagamento: À vista no boleto, pix ou parcelado no Cartão de Crédito em até *12x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).

PROGRAMAÇÃO

Pré-Evento – 23/09/2025

ONLINE

Virtual Mini-Course: Relevant Current aspects for Chemical weed management
SIMPOHERBI INTERNATIONAL PRE-EVENT

Carga horária: 4 horas
Vagas limitadas: 200 participantes

*Programação

13h50: Abertura

14h00-14h40: Mecanismos de tolerancia y resistencia de las plantas a los herbicidas | Invest. Dr. Hugo Cruz-Hipólito (SAVAC, Mexico)

14h50-15h30: Importancia del uso de pre-emergentes en el manejo de malezas resistentes | Invest. Dr. Roberto Javier Crespo (Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuaria, Argentina)

15h40-16h20: Importance of omics tools for the management of herbicide-resistant weeds | Prof. Dr. Caio Brunharo (The Pennsylvania State University, USA)

16h30-17h20: Momento de discussão

*Programação sujeita a alterações.

 

INSCRIÇÕES NO PRÉ-SIMPÓSIO
Participantes interessados devem estar inscritos pagar a taxa de inscrição do SIMPOHERBI, antes de efetuar a inscrição para participação no minicurso pré-simpósio. A inscrição no curso é exclusiva gratuita para os participantes do SIMPOHERBI.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO PRÉ-SIMPÓSIO

 


**PROGRAMAÇÃO SIMPÓSIO

 

DIA 1 – 24/09/2025

Credenciamento e Abertura

8h30-9h50: Credenciamento

10h00-10h30: SOLENIDADE DE ABERTURA

10h40-12h00: CONFERÊNCIA DE ABERTURA – Comunicação científica e sua importância na construção do conhecimento | Prof. Dr. Gilson L. Volpato (IGVEC, Botucatu, SP – Professor Aposentado da UNESP, Botucatu, SP)

Painel 1: Dinâmica de herbicidas

13h30-13h40: Início dos trabalhos da tarde

13h40-14h20: PALESTRA – Importância do conhecimento em fisiologia de herbicidas para o controle químico de plantas daninhas | Prof. Dr. Rafael M. Pedroso (USP, Piracicaba, SP)

14h30-15h10: PALESTRA – Dinâmica de herbicidas na palha e sua importância no controle químico de plantas daninhas | Prof. Dr. Edivaldo D. Velini (UNESP, Botucatu, SP)

15h20-16h20: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentação de pôsteres 1 e Coffee break

16h20-16h30: Momento empresa 1

16h40-17h20: PALESTRA – Effects of biotic and abiotic stresses on herbicide efficacy | Prof. Dr. Luis Avila (Mississippi State University, USA)

19h00 – Confraternização por adesão

DIA 2 – 25/09/2025

Painel 2: Manejo em sistemas agrícolas

8h00-8h10: Início dos trabalhos da manhã

8h10-8h50: PALESTRA – Perspectivas para o controle químico de plantas daninhas na sucessão de cana-de-açúcar e amendoim | Pesq. Dr. Carlos A. M. Azânia (IAC, Ribeirão Preto, SP)

9h00-9h40: PALESTRA – Perspectivas para o controle químico de plantas daninhas na sucessão de soja e milho | Prof. Dr. Alfredo Jr. P. Albrecht (UFPR, Palotina, PR)

9h50-10h20: Coffee break

10h20-10h30: Momento empresa 2

10h40-11h30: PALESTRA – Perspectivas para o manejo químico em áreas de consórcio milho-braquiária | Pesq. Dra. Fernanda S. Ikeda (Embrapa, Sinop, MT)

Painel 3: Manejo em áreas de HF

13h30-13h40: Início dos trabalhos da tarde

13h40-14h20: PALESTRA – Controle químico e impacto do uso de herbicidas em sistemas de produção de citros | Pesq. Dr. Fernando A. Azevedo (IAC, Cordeirópolis, SP)

14h30-15h10: PALESTRA – Controle químico e riscos do uso de herbicidas para a produção de olerícolas | Prof. Dr. Cleber D. G. Maciel (Unicentro, Guarapuava, PR)

15h20-16h20: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentação de pôsteres 2 e Coffee break

16h20-16h30: Momento empresa 3

16h40-17h30: APRESENTAÇÃO – Sessão de apresentações orais

19h00 – Confraternização por adesão

DIA 3 – 26/09/2025

Painel 4: Manejo em áreas florestais

8h00-8h10: Início dos trabalhos da manhã

8h10-8h50: PALESTRA – Eficácia e segurança ambiental do controle químico de plantas daninhas em restaurações florestais | Prof. Dr. Aroldo F. L. Machado (UFRRJ, Seropédica, RJ)

9h00-9h40: PALESTRA – Perspectivas para o controle químico de plantas daninhas em florestas plantadas | Prof. Dr. Caio A. Carbonari (UNESP, Botucatu, SP

9h50-10h20: Coffee break

10h20-10h30: Momento empresa 4

10h40-11h30: PALESTRA – Aspectos do controle químico de plantas daninhas em áreas não agrícolas | Prof. Dr. Claudinei da Cruz (UNIFEB, Barretos, SP)

Painel 5: Resistência a herbicidas

13h30-13h40: Início dos trabalhos da tarde

13h40-14h20: PALESTRA – Conhecimento do mecanismo de resistência e sua importância no controle químico de plantas daninhas | Prof. Dr. Kassio F. Mendes (USP, Piracicaba, SP)

14h30-15h10: PALESTRA – Custos da resistência de plantas daninhas a herbicidas | Pesq. Dr. Fernando S. Adegas (Embrapa, Londrina, PR)

15h20-15h50: Coffee break

16h00-17h00: ENCERRAMENTO – Homenagem, Premiação e Encerramento

19h00 – Confraternização por adesão


**Programação sujeita a alterações


Termo de compromisso do evento

Termo de compromisso do evento:

a) Formas de pagamento:
BOLETO: Inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento.
CARTÃO: Inscrição realizada via cartão, atente-se ao processamento do pagamento no ato da compra.
PIX: Inscrições realizadas via pix, o pagamento deverá ser realizado no mesmo dia da compra.

Consulte a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login). Em caso de dúvida, entre em contato com a Funep pelos telefones (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300, Whatsapp (16) 99768-9243 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br

b) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

c) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus, sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias.

d) Direito ao arrependimento – Caso haja desistência do participante, em até 07 (sete) dias corridos após a data da compra, o valor pago será reembolsado sem nenhum ônus, com as devidas justificativas encaminhadas via e-mail, ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), sendo a restituição paga até o prazo de 30 dias. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será realizado reembolso do valor da inscrição após o início ou a realização do evento. Exceções poderão ser analisadas mediante solicitação formal e anuência do(a) Coordenador(a) responsável.

e) Em caso de ausência do(a) participante, não haverá reposição automática das atividades perdidas. Situações específicas poderão ser avaliadas, a critério da Coordenação do curso ou evento.

f) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

g) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.

h) Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.

i) A Funep, livre de quaisquer ônus para com o(a) participante, poderá utilizar-se da sua imagem e som de voz para fins comerciais e de divulgação do evento e suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto a Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, público ou privado, ainda que o(a) participante se encontre já na condição de egresso(a).

j) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.

k) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

l) Em caso de inadimplência ou renegociação de dívidas, a participação em novo curso só será possível com a quitação das parcelas que foram renegociadas ou com o pagamento à vista deste novo curso e/ou evento.

m) O não pagamento de parcelas de renegociação ou eventos poderá ensejar a inscrição de seu nome nos cadastros de restrição de crédito (SCPC e SERASA), além de eventuais cobranças judiciais.

Funep – Compromisso com a Proteção de Dados. Mais informações, consulte a Política da Privacidade da Funep (https://www.funep.org.br/privacidade) e o Termo de Compromisso do Usuário (https://www.funep.org.br/termo-usuario).