Tipo:

Presencial

 Período:

19 a 21 de abril de 2024

 Local:

Setor de Reprodução Animal – Unesp Câmpus Rubião – Botucatu, SP

Carga Horária:

24 horas

ATENÇÃO!
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Apresentação

O curso abordará a etologia do garanhão, anatomia do trato reprodutivo do garanhão, fisiologia do aparelho reprodutor, afecções do sistema reprodutor, ultrassonografia aplicada ao exame andrológico, coleta convencional e alternativas de sêmen, exame andrológico, espermograma e processamento de sêmen de garanhões subférteis.

Objetivo:
Prover uma formação teórica e prática complementar para atuarem no campo da andrologia veterinária. Além disso, visa à solução de problemas, a avaliação do potencial reprodutivo de reprodutores equinos.

Público-Alvo

Estudantes de Graduação, Pós-graduação e Profissionais de Medicina Veterinária.

Coordenadores

Prof. Dr. Frederico Ozanam Papa
Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro

Investimento

Até 15/04/2024

R$ 1.950,00

Até 17/04/2024

R$ 2.500,00

Formas de pagamento: À vista no boleto, pix ou parcelado no Cartão de Crédito em até *18x (*consultar condições de pagamento no momento da compra).

ATENÇÃO! Não enviamos confirmação de inscrição. Acompanhe a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login)

Programação

Local:

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – UNESP
Setor de Reprodução Animal
Rua Prof. Doutor Walter Mauricio Correa, s/n
Distrito de Rubião Junior
Bairro: Unesp Campus de Botucatu
CEP: 18618-681 – Botucatu, SP
Telefone: (14)3811-6000

 

Dia 19 de Abril – Sexta-Feira

TEÓRICO

8h às 8h15

Abertura
Palestrante: Prof. Dr. Frederico Ozanam Papa – UNESP/BOTUCATU
Palestrante: Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro – UNESP/BOTUCATU

8h15 às 10h – Afecções reprodutivas relacionadas a subfertilidade no garanhão
Palestrante: Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro – UNESP/BOTUCATU

10h às 10h30 – Coffee Break

10h30 às 12h – Etapas do Exame andrológico na espécie equina
Palestrante: Profa. Dra. Priscilla Nascimento Guasti – Pesquisadora Botupharma

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h45 – Técnicas alternativas de Colheita de sêmen
Palestrante: Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro – UNESP/BOTUCATU

14h45 às 16h15 – Processamento, Refrigeração e transporte de sêmen Equino
Palestrante: Prof. Dr. Marco Antônio Alvarenga – UNESP/BOTUCATU

16h15 às 16h45 – Coffee Break 

16h45 às 18h30 – Congelação de sêmen e novas Biotecnologias
Palestrante: Prof. Dr. Frederico Ozanam Papa – UNESP/BOTUCATU


Dia 20 de Abril – Sábado

PRÁTICO

8h às 12h – PRÁTICA DE EXAME ANDROLÓGICO
 Palestrante: Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro – UNESP/BOTUCATU

Conteúdo

  • Manejo e comportamento sexual
  • Exame Físico
  • Coleta de sêmen com vagina artificial
  • Exame Andrológico: passo a passo
  • Analise macroscópica e microscópica do sêmen
  • Avaliação da Concentração espermática
  • Análise de Morfologia Espermática (colorações e DIC)
  • Integridade de membrana
  • Interpretação do exame e laudos
  • Coleta de material para cultivo bacteriano
  • Ultrassonografia modo B e Doppler
  • Laudo exame andrológico

12h às 14h – Almoço

14h às 15h – COLETA DE SÊMEN (convencional e Fracionada)
Palestrante: Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro – UNESP/BOTUCATU

15h às 18h – PRÁTICA DE REFRIGERAÇÃO DE SÊMEN
Palestrante: Profa. Dra. Priscilla Nascimento Guasti – Pesquisadora Botupharma

  • Princípios Físicos e objetivo da refrigeração de sêmen
  • Curva de refrigeração ideal
  • Processamento de sêmen refrigerado
  • Qual diluente utilizar em cada situação
  • Cálculos para refrigeração de sêmen
  • Métodos de retirada de plasma seminal e impacto na fertilidade
  • Centrifugação
  • Spermfilter
  • Equipure


Dia 21 de Abril – Domingo

PRÁTICO


8h às 9h – COLETA DE SÊMEN (convencional e estimulação manual)
Palestrante: Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro – UNESP/BOTUCATU

9h às 12h – CONGELAÇÃO DE SÊMEN
Palestrante: Prof. Dr. Frederico Ozanam Papa – UNESP/BOTUCATU

  • Análise de sêmen pré congelação
  • Cálculo de palhetas
  • Congelação de sêmen na caixa
  • Congelação de sêmen na maquina
  • Métodos de retirada de plasma seminal
  • Centrifugação e Cushion
  • Análise de sêmen descongelado (LAUDO)

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 15h30 – PRÁTICA DE COLETAS ALTERNATIVAS

Palestrante: Prof. Dr. Frederico Ozanam Papa – UNESP/BOTUCATU
Palestrante: Prof. Dr. Gabriel Augusto Monteiro – UNESP/BOTUCATU
Palestrante: Profa. Dra. Priscilla Nascimento Guasti – Pesquisadora Botupharma

  • Recuperação de espermatozoides da cauda do epidídimo
  • Ejaculação farmacológica

Termo de compromisso do evento

Termo de compromisso do evento: XXXV CURSO DE ANDROLOGIA E BIOTECNOLOGIA DE SÊMEN EQUINO

a) Em caso de inscrição realizada via boleto, lembre-se de pagá-lo até a data do vencimento. Caso não efetue o pagamento no prazo, será necessário entrar em contato com a Funep pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br para realizar uma nova inscrição.

b) Em caso de inscrição realizada via cartão de crédito, ATENÇÃO: se no prazo de três dias a situação do seu pedido na área do usuário (https://eventos.funep.org.br/Account/Login) não estiver efetivada, entre em contato com a Funep, pelos telefones: (16) 3209-1303 ou (16) 3209-1300 ou pelo e-mail eventos@funep.org.br.

c) A Funep reserva-se o direito de alterar datas, horários, locais ou mesmo cancelar cursos/eventos/aulas e afins, de acordo com o número de interessados. Nesse caso, todos os inscritos serão previamente avisados, em até 10 (dez) dias úteis antes do evento. Em nenhuma hipótese serão reembolsadas as despesas extras do participante, como passagem ou hospedagem.

d) Em caso de cancelamento do evento por parte da Funep, o valor pago pelo(a) participante será reembolsado sem nenhum ônus. Em caso de desistência por parte do(a) participante, deverá informar via e-mail ao Setor de Eventos da Funep (eventos@funep.org.br), em até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização do evento, com as devidas justificativas. Será devida uma multa (cláusula penal) de 10% (dez por cento) do valor pago. Após este prazo, não haverá possibilidade de cancelamento imotivado, salvo caso fortuito ou força maior. Não será restituída inscrição após a realização do evento ou substituições de aulas, exceto em comum acordo com o(a) coordenador(a), de forma escrita. Se for o caso, o reembolso será efetuado no prazo mínimo de 7 (sete) dias úteis a partir da data da solicitação.

e) Não será permitida a substituição de inscrições (endosso). Exceto, em comum acordo entre o(a) participante e a Funep.

f) A Funep não vende ou transfere a terceiros os dados pessoais cadastrados no site da Fundação. Os Eventos da Funep podem contar com apoio de empresas e instituições que nos ajudam a fornecer uma infraestrutura e conteúdo de qualidade aos participantes. Uma contrapartida oferecida aos apoiadores consiste no envio da listagem de inscritos para contatos institucionais. Nessas situações compartilharemos nome, e-mail e instituição dos participantes vinculados ao Evento. A listagem de empresas e instituições apoiadoras está disponível na página inicial do evento.

Também podemos divulgar seus dados para o cumprimento da Lei, para fazer cumprir os nossos termos de uso, para proteger nossos direitos de propriedade ou a segurança de outros usuários. Contatos de e-mails poderão ser fornecidos a terceiros para razões de marketing, publicidade ou outros usos similares.Todos os nossos parceiros estão em conformidade com as boas práticas para a segurança de dados pessoais e orientados, em contratos e outros instrumentos aplicáveis, a utilizar os dados apenas para os fins especificados e de acordo com a Lei.

g) A Funep, livre de quaisquer ônus para com o(a) participante, poderá utilizar-se da sua imagem e som de voz para fins comerciais e de divulgação do evento e suas atividades, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto a Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, público ou privado, ainda que o(a) participante se encontre já na condição de egresso(a).

h) Os certificados de participação poderão ser impressos ou online, dependendo da escolha da Coordenação do Evento. Certificados impressos serão entregues ao final do evento. Certificados Online serão disponibilizados no site da Funep, no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o término do evento ou de acordo com a liberação do Coordenador do Evento. Mediante apresentação de atividades e preenchimento da pesquisa de satisfação.

i) Perdas ou extravios de certificados impressos será cobrada a emissão da 2ª (segunda) via.

Funep – Compromisso com a Proteção de Dados.
Mais informações, consulte a Política da Privacidade da Funep (https://www.funep.org.br/privacidade) e o Termo de Compromisso do Usuário (https://www.funep.org.br/termo-usuario).